quarta-feira, 30 de abril de 2014

GCM de Guarulhos apresenta viaturas com novo grafismo.

 O novo grafismo das viaturas da GCM de Guarulhos foi idealizado com base em estudos técnicos e pesquisas a outras corporações do Brasil e também do exterior. 

 O objetivo é de manter o posicionamento e imagem de uma corporação ativa, ágil, organizada, que protege e é amiga da população. E para isso a definição de cores, letras, faixas e símbolos foram criteriosamente escolhidos. 


A “Scotland Yard”, polícia metropolitana de Londres, é uma referência em policiamento de proximidade com a população. Para identificar a polícia comunitária, foi incorporada ao uniforme, uma faixa quadriculada. Atualmente forças policiais de cidades de vários países, principalmente da Europa, adotaram o quadriculado, que se transformou no símbolo internacional de polícia comunitária. O quadriculado não segue nenhum padrão, mas os cidadãos destes países ao avistarem uma viatura, de imediato, reconhecem o seu significado. A Polícia Metropolitana de Buenos Aires na Argentina, e as GCM’s de São Paulo, Campinas, Paulínia, São Carlos, Valinhos e a PM do Rio Grande do Norte, são algumas das forças de segurança que adotaram o símbolo internacional de polícia comunitária. 

Em 2014 e 2016, acontecerão, respectivamente, a Copa do Mundo e as Olimpíadas, e cidadãos do mundo todo, principalmente da Europa, virão para nosso país, e muitos passarão por Guarulhos, onde encontrarão nossa GCM adequadamente identificada e pronta para prestar-lhes o devido atendimento, tanto no aeroporto como nas demais locais de interesse de nossa Cidade.

O azul já é usado pela nossa corporação e também pela maioria das GCMs do Brasil, praticamente padronizando como cor símbolo. Os GCMs se intitulam “Sangue Azul”, deixando claro que o azul está incorporado em suas vidas. O amarelo também é presente nos equipamentos e uniformes das GCMs, principalmente no distintivo. 

Na lateral do veículo definimos por um grafismo de forma cônica, com início na linha abaixo do farol dianteiro, seguindo em aclive em direção a parte posterior do carro, passando com isso a sensação de velocidade. Incorporamos o símbolo internacional de polícia comunitária (quadriculado) no “rastro” da forma cônica, intensificando ainda mais a mensagem de ágil, sempre presente, da GCM de Guarulhos. As letras largas (“bold”) e inclinadas passam a informação de agilidade e modernidade, qualidades que teremos com novas parcerias e aquisições de viaturas, equipamentos, câmeras e treinamentos. 

A Secretaria para Assuntos de Segurança Pública de Guarulhos não medirá esforços para que nossa cidade no comando do Prefeito Sebastião Almeida, fique marcada, também, por ser uma cidade segura e que se vive em paz.

Atenciosamente,

João Dárcio Ribamar Sacchi. 
Secretário Municipal







0 comentários:

Postar um comentário