quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

GCM socorre vítima baleada e descarta resolução estadual

Dois policiais da Guarda Civil Municipal (GCM) deixaram de lado a resolução estadual da Secretaria da Segurança Pública (SSP) que prevê atendimento a vítimas de crimes ou confrontos policiais apenas Samu e auxiliaram vítima de assalto nesta segunda-feira (14), no Jardim Alvorada.  
Segundo o Boletim de ocorrência, a GCM foi atender uma ocorrência no Jardim Alvorada e ao chegar no local encontrou a vítima, o engenheiro Angelito Yoshio Ujiie, 26, agonizando após ter sido atingido por dois tiros durante um assalto. A família já havia acionado o Samu, que segundo o boletim estava demorando muito a chegar no local. Os dois GCMs, na tentativa de salvar a vítima, removeram Angelito para o hospital Municipal Pimentas Bonsucesso.    
O ato que visou salvar a vida da vítima pode terminar em represálias para os dois oficiais tendo em vista a resolução que entrou em vigor no último dia 9 de janeiro, assinada pelo secretário Fernando Grella Vieira, que pretende salvaguardar a vida das vítimas e garantir a preservação dos locais de crime apenas o Samu pode remover vítimas de crimes e confrontos policiais.    
Segundo uma fonte da Segurança Pública os oficiais da GCM estão apreensivos com a repercussão do socorro prestado à vítima.  
O atual secretário de Segurança Pública Marcelo Charaba, não quis se pronunciar a respeito da resolução. “A resolução de São Paulo é de São Paulo. Isso tem que ser verificado junto à comunicação”, disse ao DG.  
Segundo a assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guarulhos a portaria é válida para Policiais Civis e Militares, pois a lei é estadual, o que isentaria a Guarda Civil Municipal da proibição de socorrer vítimas.  

Fonte: Diario de Guarulhos

0 comentários:

Postar um comentário