terça-feira, 30 de julho de 2013

GCM de Praia Grande é a vencedora do Torneio Intercanis de Cães Policiais

alt
Fotos: Jair Malavazi / PMG
Mais de 20 corporações participaram nesta terça-feira (30) do Torneio Intercanis de Cães de Polícia, realizado no Canil da Guarda Civil Municipal de Guarulhos, com o apoio da Royal Canin. Dois árbitros e um auxiliar, todos da área de cinotecnia, escolheram a guarnição (guardas e cão) que melhor realizou uma abordagem policial com a imobilização do suspeito pelo cão. O pastor-belga Thor, que realizou sua última atividade antes da aposentadoria, e a GCM de Praia Grande foram os vencedores. Guarulhos, campeã no torneio passado, este ano ficou em 4º lugar.

O evento fez parte das comemorações do 5º aniversário do Canil da GCM de Guarulhos e reuniu as Guardas de Arujá, Bragança Paulista, Cajamar, Capivari, Casimiro de Abreu (RJ), Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Guarujá, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jundiaí, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Portuária, Porto Feliz, Praia Grande, Salto, Santana de Parnaíba, Santos, São Caetano do Sul, São Vicente, Tatuí e Vinhedo.
O secretário de Segurança Pública João Dárcio cumprimentou os participantes e destacou a importância do campeonato para o trabalho da GCM. “Nós temos trabalhado muito a integração com outras forças policiais para aprimorar ainda mais o serviço prestado à população. E esta não se dá apenas com as polícias militar e federal, mas principalmente com as guardas municipais. Esta troca de experiências é essencial para que, cada vez mais, a população de nossos municípios tenham um serviço de qualidade, com agentes treinados e bem preparados para atender as demandas”, disse João Dárcio. 
alt

Todas as Guardas tiveram que apresentar carteira de vacinação e atestado de sanidade dos cães, comprovando que estavam aptos para participar do Torneio. Durante a apresentação, diversos critérios foram avaliados, entre eles a agilidade do cão, forma de abordagem dos guardas, condução e também a idade dos cães.
A GCM da Praia Grande foi a grande vencedora, seguida de Diadema (2º lugar), Casimiro de Abreu (3º lugar), Guarulhos (4º lugar) e São Caetano do Sul (5º lugar). Houve empate entre o 2º, 3º e 4º lugares e o critério utilizado para desempatar foi a idade do cão, sendo a pontuação maior para o mais velho.
O cão vencedor
alt
Thor, o pastor-belga da Guarda Civil da Praia Grande há mais de 8 anos, foi uma das estrelas do Torneio Intercanis de Cães Policiais. O cachorro, de quase nove anos, se destacou entre os demais competidores por ter realizado uma prova com muita agilidade e obediência.

Após sua apresentação, Thor teve sua aposentadoria anunciada pela GCM de Praia Grande. O Inspetor Wagner Geraldo, responsável pelo grupamento, ressaltou que o cão continuará fazendo parte do Canil. “É um ciclo que se encerra, o Thor é nosso campeão, já está com quase nove anos e recentemente descobrimos um problema de sopro no coração. Ele ainda é ágil, poderia continuar participando do atendimento de ocorrências, porém isto poderia colocar a saúde dele em risco. Decidimos então aposentá-lo para preservá-lo. Ele continuará participando das apresentações e demonstrações em eventos do Canil, só será retirado das ações nas ruas”, disse o Inspetor.
O primeiro condutor de Thor, o GCM Paulo Vitório, acompanhou todo o Torneio e ficou emocionado ao ver seu cão sendo premiado e tendo a aposentadoria anunciada. “Ganhei o Thor quando ele tinha aproximadamente um ano de vida. No início, não tive ambição de treiná-lo para competições, mas com o tempo descobri nele grande capacidade de entender comandos, agilidade e inteligência. Fui o condutor dele durante sete anos e meio. Hoje trabalho em outro setor da Guarda, porém não me afastei do grupamento”, disse o GCM Vitório. “Fiquei feliz e satisfeito ao ver o Thor encerrando um ciclo com chave de ouro. É o reconhecimento de nosso trabalho, que é feito em equipe, não somente pelo condutor. É muito prazeroso trabalhar com cães”, completou o GCM.

Fonte: Guarulhos.sp.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário