domingo, 4 de agosto de 2013

Guarulhos é pioneira em formação de Libras para Guarda Civil Municipal

A Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida em parceria com a Secretaria de Educação realiza curso instrumental em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a Guarda Civil Municipal (GCM). O curso de aperfeiçoamento anual atende determinação da Polícia Federal com 80 horas, sendo 20h de Libras, e acontece no Centro de Formação da Guarda Civil Municipal, localizado na rua das Rosas s/nº - Vila Tijuco. O objetivo da formação é melhorar o desempenho da Guarda no atendimento a pessoa com deficiência.

O GCM tem acesso a aula teórica e prática, onde recebe o treinamento adequado da língua de sinais, de como prestar um melhor atendimento a pessoa com deficiência. O projeto piloto foi iniciado em 2010 com alunos da GCM da Secretaria para Assuntos de Segurança Pública e, devido ao sucesso do curso, tornou-se disciplina de formação obrigatória dos integrantes da carreira. Além da Guarda Civil Municipal, o curso também foi viabilizado para os funcionários da Secretaria do Meio Ambiente e da Defesa Civil.

A professora Regina Fernandes explica que se trata de um curso instrumental, onde dá ferramentas para o servidor agir na sua função. “Estamos num momento de inclusão social. A sociedade precisa se preocupar com a inclusão como um todo, a pessoa com deficiência precisa transitar no município e receber o atendimento que for necessário, seja na escola, na GCM ou na saúde”, disse Regina.

“A GCM de Guarulhos é referência na surdez. O surdo reconhece o guarda de forma diferenciada, procurando-os em diversas situações. Eles vão até a base solicitar ajuda por causa da confiança no trabalho prestado,” disse o coordenador de Políticas para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Firmino Manoel da Silva.

A capacitação vem cumprir a lei municipal 4.980/97, que reconhece oficialmente a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação objetiva e corrente, além de determinar o treinamento de pessoas do quadro de servidores, por meio da Secretaria de Educação, para prover um atendimento de qualidade, com instrutores credenciados pelo Ministério da Educação e pelo exame PROLIBRAS.

Fonte: Guarulhos.sp.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário