quinta-feira, 26 de junho de 2014

Guarulhos recebe viaturas para programa “Crack, é possível vencer”


Guarulhos ganhou um reforço extra para combater a violência causada pelas drogas: seis novas viaturas Voyage modelo sedan. A doação -  que faz parte do programa federal “Crack, é possível vencer”, aderido pela cidade em julho de 2013 - , foi feita pelo Governo Federal e o prefeito Sebastião Almeida a repassou à Guarda Civil Municipal nesta quarta-feira (25) no Paço Municipal, durante a abertura da 7ª Semana Municipal sobre Drogas 2014.


De acordo com o prefeito, a problemática das drogas é de toda sociedade. “O combate às drogas deve envolver todos os setores. As várias áreas da Prefeitura, como a Saúde, Educação, Assuntos para Segurança Pública e a Assistência Social, têm feito muita coisa e o desafio só poderá ser vencido se dermos as mãos e todos entenderem que têm responsabilidade.  Hoje, colhemos frutos por a cidade ter se credenciado no programa e com isso vamos ganhar mais eficiência para enfrentar esse problema”, afirmou Almeida.
“Queremos um Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) participativo, unido e atuante, trabalhando junto com a  sociedade civil e com a Prefeitura”, destacou o  presidente do Comad, Sérgio Valeriano Cruz.
foto: Fabio Nunes Teixeira/PMG

O secretário de Segurança Pública, João Dárcio, contou que o município já recebeu seis motos e 150 guardas municipais estão sendo capacitados para o policiamento comunitário e atendimento especializado ao dependente químico. “Pelo programa, deveremos implantar ainda três bases móveis instaladas em micro-ônibus adaptados com câmeras de videomonitoramento nas regiões de Vila Galvão, Pimentas e Centro, em três meses” explicou Dárcio.
O programa federal também doou ao município 450 espargidores de pimenta (spray pimenta), 150 Teaser (arma não letal que imobiliza) e 60 câmeras de videomonitoramento (20 para cada região).
Já o secretário de Saúde, Carlos Derman, enfatizou que o combate às drogas exige união de esforços e trabalho conjunto não só das diversas secretarias, mas das polícias em todos nos níveis e do Poder Judiciário. Esse combate, segundo Derman, envolve a educação em saúde, o cuidado e a prevenção, sendo este o aspecto mais importante, pois evita que mais pessoas se tornem dependentes químicos.
O evento contou com a participação da banda da Guarda Civil Municipal, alunos da escola municipal Felício Marcondes, crianças da Pastoral da Sobriedade da Comunidade Santo Afonso (Pimentas) e apresentação do Coral Cristolândia, além da presença de representantes das Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, entre outras autoridades.
A Semana Municipal sobre Drogas
Com o tema “Da Coerção à coesão – Conscientizando, Acolhendo e Prevenindo”, a 7ª Semana Municipal sobre Drogas 2014 prosseguiu nesta quinta-feira (26) pela manhã com Caminhada pela Vida Saudável, da rua Capitão Gabriel até o calçadão da rua Dom Pedro II, com concentração na praça Getúlio Vargas, e mobilização e conscientização sobre o perigo do uso abusivo de drogas com entrega de material informativo no calçadão. No domingo, das 10 às 21 horas, haverá  exposição de carros no estilo drifting (carros que derrapam em curvas como se andassem de lado) no Bosque Maia.
 Iniciativa do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) e comitê gestor do  programa “Crack, é possível vencer”, em parceria com a Prefeitura,  a 7ª Semana visa a conscientizar e mobilizar a sociedade sobre os males que acometem os usuários que fazem uso abusivo de drogas lícitas ou ilícitas, além de promover discussões, atividades e ações preventivas e o atendimento ao usuário e a sua família para a redução da oferta de substâncias psicoativas no município.
Programa “Crack, é possível vencer”
O programa "Crack, é possível vencer" é uma iniciativa organizada em três eixos – prevenção, cuidado e autoridade – e tem como objetivo promover ação integrada entre a União, estado e município para enfrentamento ao crack e outras drogas, através de políticas públicas de prevenção, do aumento da oferta de serviços de tratamento e atenção aos usuários e seus familiares, da redução da oferta de drogas ilícitas  por meio do enfrentamento ao crime organizado e ao  tráfico de drogas, e da  promoção de ações de educação, informação e capacitação.
Em Guarulhos, o programa é coordenado por um comitê gestor (criado pela Portaria nº 1.109/2013), formado por representantes das secretarias de Governo, da Saúde, de Desenvolvimento e Assistência Social, da Educação e de Assuntos de Segurança Pública e da Coordenadoria de Defesa Civil.

0 comentários:

Postar um comentário