sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Canil da GCM de Guarulhos participa de curso de adestramento.

Na última semana, as GCM's Edilaine Oliveira e Simone Antunes, integrantes do Grupo de Operações com Cães (GOC) da Guarda Civil Municipal de Guarulhos, participaram do "1° Curso de Busca e Salvamento", ministrado pelo Canil da Defesa Civil de Osasco, realizado na cidade de Barra Mansa (RJ).
O treinamento visa a preparar adestradores para resgatar, com o auxilio de cães, vítimas de soterramentos e afogamentos, além da busca por pessoas perdidas. Essa habilidade é conhecida como mantralling.
O curso, com duração de cinco dias, foi ministrado pelos instrutores Cecílio Neto Gomes Carlos (Coordenador do Canil da Defesa Civil de Osasco), que é formado por instituições reconhecidas internacionalmente, como American Rescue Dog Association (ARDA) e SWAT americana e pelo etologista (especialista em comportamento canino) Jorge Pereira.
Tarefa Canina - A Defesa Civil de Osasco é a única do Brasil que conta com treinamento de cães para resgates. O adestramento dos animais é contínuo e conta com exercícios e simulações de acidentes.
O tempo médio para um cachorro tornar-se hábil para o trabalho externo é de oito meses, podendo ser reduzido com o aumento da frequencia das tarefas. Atualmente, três cães da Defesa Civil estão preparados para atuar em salvamentos.
Segundo o instrutor do curso, o trabalho de regate não é traumatizante para os animais. "Tudo que o cão faz é uma diversão. Ele acha que a vítima que ele procura é um brinquedo. Quando buscamos algum ferido e não o achamos, temos que recompensá-lo da mesma maneira, para que não se sinta desestimulado", comentou Cecílio.
Haytham - Há cerca de dois meses o pastor de mallinois Haytham, de Guarulhos, começou a receber o mantralling e, de acordo com a adestradora, GCM Edilaine Oliveira, em poucos meses o cão estará apto para realizar serviços externos.

Fonte: Guarulhos Hoje

0 comentários:

Postar um comentário