terça-feira, 13 de novembro de 2012

Balanço dos ataques em SP





















 
Dados atualizados em 12/11/2012. 

- Inicio da onda de ataques junho/2012, porém se agravou nos últimos meses.

OCORRÊNCIA somente em 2012
QUANTIDADE
Morte de policiais
91
Tentativa de homicídio de policiais
98
Ônibus incendiados
27
Bases da PM atacadas
13
Boatos de toques de recolher
Em toda Grande SP
Número de homicídios somente nós últimos 02 meses
Já ultrapassa 200
Agentes penitenciários
02
 
 
 

OCORRÊNCIAS COM GUARDAS MUNICIPAIS
DATA

Em Pirapora do Bom Jesus, na Grande São Paulo, uma base da Guarda Civil Municipal foi atacada a tiros.
02/07
O Posto da Guarda Municipal do bairro Pauliceia, em Piracicaba (SP), foi alvo de um atentado
03/07

Viatura da GCM de Taboão da Serra alvejada
06/07

GCM de Praia Grande Morto
02/08
Base da GCM de Campinas é atacada com bomba caseira
28/09

GCM de Diadema tem sua residência invadida por dois integrantes com uma pistola 380 e picharam as paredes com a sigla PCC 1533
28/10
Base da Guarda Metropolitana  é alvo de tiros
21/10
Base da GCM de Guarulhos é alvo de disparos.
29/10
GCM de Cotia leva tiro de raspão na cabeça
08/11
Uma viatura da GCM de Cotia com dois agentes iniciou uma
Troca de tiros depois que criminosos atiraram na viatura
07/11
Homem invade base da GCM de Taboão da Serra é morto
11/11
Agente da GCM de Piracicaba leva um tiro na  testa e nas costas
Em suposto assalto
09/11
Suspeito de tentar incendiar uma viatura da GCM de SP é preso
11/11

Sem contar os fatos que não são registrados ou não entram nas estatísticas da secretária de segurança pública de SP, ou ainda ocorrem no interior e não são divulgados. 

·         O sistema de monitoramento de crises do governo federal aumentou o alerta para São Paulo por causa das ações recentes do Primeiro Comando da Capital (PCC). Um relatório especial feito pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que abastece o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) ligado à Presidência da República, mostra que a situação, ruim há alguns meses, tende a se agravar em razão da resposta do grupo às ações das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar; 

   Segue trechos da reportagem que foi ao ar dia 11/11 no Fantástico:

Segundo documentos obtidos com exclusividade pelo Fantástico, a Secretaria de Segurança de São Paulo foi avisada – há três meses – de que uma onda de violência estava para acontecer. São relatórios das Policias Civil e Federal, e também do Ministério Público Estadual.

Um deles, do centro de inteligência da Polícia Civil, registra uma conversa telefônica entre bandidos do interior paulista. A quadrilha dá ordens para a morte de PMs.

O documento, “reservado”, é de 16 de agosto. No mesmo dia, a mesma mensagem é interceptada pelo ministério público estadual – agora transmitida por outros bandidos do grupo.

“O Ministério Público obteve numa interceptação telefônica judicialmente decretada essa informação e adotou todas as providências, comunicando inclusive para as polícias”, afirma Márcio Elias Rosa, procurador-geral de justiça de São Paulo.

Seis dias depois, em 22 de agosto, o alerta foi da Polícia Federal. O aviso: “urgentíssimo”. Uma delegada relata as ameaças feita pela quadrilha. Em nota, a PF diz ter repassado a mensagem para os órgãos interessados.

A partir de 16 de agosto , quando a ordem dos bandidos foi interceptada, 36 policiais foram mortos. O numero de homicídios na cidade de São Paulo também disparou: chegou a 135 em setembro, quase o dobro do mesmo mês no ano passado.

A equipe do Fantástico procurou a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. O delegado-geral do estado, Marcos Carneiro Lima, afirmou que não foi alertado nem pelo Ministério Público nem pela Polícia Federal sobre os ataques: “Oficialmente nós não temos essa informação”.
 

OBS: O levantamento foi feito com base em notícias publicadas na imprensa. A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo não está contabilizando os números da onda de violência.
 
Elaborado por : Siderley Lima, consultor em segurança patrimonial, supervisor da GCM de Jandira.

0 comentários:

Postar um comentário