terça-feira, 5 de novembro de 2013

Regras de segurança com armas de fogo

National-Standard-Deluxe-Solo
De acordo com a literatura abordada, observam-se diferentes regras de segurança com armas. A Cartilha de Armamento e Tiro disponível no site da Polícia Federal, por exemplo, elenca 28 normas a serem seguidas.


Consideramos muitas dessas normas discutíveis ou repetidas, o que nos levou a adaptá-las, resumindo-as aos pontos mais relevantes e mais comuns na maior parte das publicações.

Ao contrário do que o colóquio prega, o número de acidentes com armas é mínimo (vide seção dados científicos/estatísticos). Leia as regras com atenção e jamais as negligencie. Vamos tornar o uso destas ferramentas ainda mais seguro.


Normas

  1. Sempre porte uma arma de fogo.
    Uma arma apenas pode ser considerada arma, se estiver pronta para o emprego imediato. Arma desmuniciada, descarregada e desmontada não tem capacidade de ajudar o cidadão a defender sua vida.
  2. Somente aponte sua arma, carregada ou não, para onde pretenda atirar.
    Não aponte sua arma para si mesmo, para inocentes, animais, paredes ou para qualquer lugar que não se tenha absoluta certeza do destino que terá o projétil, no caso de um disparo.
  3. Trate a arma de fogo como se ela SEMPRE estivesse carregada.
    Nunca assuma que uma arma está descarregada e desmuniciada até fazer todas as verificações necessárias.
  4. Antes de utilizar uma arma, obtenha informações sobre como manuseá-la com um instrutor credenciado.
    Armas diferentes podem ter funcionamentos diferentes. Se você tem qualquer dúvida, não hesite em perguntar a alguém capacitado. Tiro não se aprende por tentativa e erro.
  5. Mantenha seu dedo estendido ao longo do corpo da arma até que você e esteja realmente apontando para o alvo e pronto para o disparo.
    Uma das regras mais frequentemente negligenciadas pelo neófito, o hábito de manter o dedo fora da tecla do gatilho evita que disparos sejam efetuados no momento inadequado. Apenas toque no gatilho quando realmente for disparar.
  6. NUNCA teste as travas de segurança da arma, acionando a tecla do gatilho.
    Travas de segurança são uma função dispensável das armas, quando o operador conhece todas as demais regras de segurança. De qualquer forma, caso deseje verificar o funcionamento da trava da sua arma, não faça isto com a arma carregada em local inapropriado.
  7. Certifique-se de que o alvo e a zona que o circunda sejam capazes de receber os impactos de disparos com a máxima segurança.
    Antes de efetuar qualquer disparo, procure prever a trajetória do projétil antes, durante e após atingir o alvo. Não atire no que não vê. Não atire em paredes e vidros que podem facilmente ser perfurados. Não atire em superfícies planas, como rios e lagos.
  8. Caso a arma “negue fogo”, mantenha-a apontada para o alvo por alguns segundos. Em alguns casos, pode haver um retardamento de ignição do cartucho.
    Conhecer as possíveis falhas e respectivas soluções da arma de fogo é parte imprescindível do seu treinamento. Se você ainda não conhece, procure um instrutor capacitado.
  9. SEMPRE que entregar uma arma a alguém, entregue-a descarregada.
    Certifique-se de desmuniciar e descarregar a arma antes de entregar para outra pessoa. Além disso, se possível, mantenha a câmara visível ao novo operador (ferrolho travado, tambor aberto, etc.)
  10. É de responsabilidade do proprietário da arma a orientação de todas as demais pessoas que tenham acesso a ela sobre essas regras de segurança.
    Se mais pessoas tiverem acesso às suas armas, como filhos, cônjuges ou amigos, certifique-se de oferecer treinamento básico pautado precipuamente nas regras de segurança a todas elas.

0 comentários:

Postar um comentário