sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Guarda Civil de Cotia inicia curso de capacitação contra as drogas.

No último sábado(19), a Secretaria de Segurança de Cotia iniciou o Curso de Capacitação de Multiplicadores de Resistência ao Uso de Drogas.
Com duração de 80h, e término previsto para o dia 21 de dezembro, o curso será ministrado aos sábados em período integral e formará 46 integrantes da Guarda Civil.
O objetivo do curso é explanar acerca do contexto social americano à época da criação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, bem como, o contexto de como foi iniciada e a adaptação de suas bases doutrinárias no Brasil.

Verba para o curso veio de Emenda Parlamentar
Em 2011, o Município de Cotia recebeu uma Emenda Parlamentar da Deputada Federal Aline Correa uma verba no valor de R$ 450.000,00 oriunda da SENAD – Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – MJ, para ser aplicado em um projeto de orientação e resistência ao uso de drogas.

Foi desenvolvido um projeto pela Secretaria de Segurança com o título “PREVENÇÃO E EDUCAÇÃO AO USO DE DROGAS NO MUNICÍPIO DE COTIA”. A proposta passou pelo crivo de análise do SICONV – Sistema de Convênios e Contratos de Repasse da Administração foi habilitada e aprovada. 

Em 2012 foi celebrado e assinado o Convênio nº 25/2012 entre a União, por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, e a Prefeitura de Cotia. Com o valor do repasse, já se encontram em processo de licitação diversos equipamentos que serão usados pelo Projeto Educando, como por exemplo, a criação de um Teatro de Fantoches com as características da Guarda Civil que poderá fazer apresentações de uma forma mais interativa.

Também em processo de licitação serão adquiridos em breve mais quatro veículos, sendo dois utilitários. Para as formaturas do Projeto Educando, já foram adquiridos 100 mesas e 450 cadeiras, e estão sendo licitadas mais 450 cadeiras, totalizando 900. Também foi adquirido para o cerimonial da Guarda Civil um equipamento completo de som, bem como outros equipamentos de informática.

Por fim, o mais importante de tudo isso é o Curso de Capacitação para Multiplicadores em Prevenção e Resistência ao Uso de Drogas, com carga horária de 80 horas, que formará 46 agentes da Guarda Civil de Cotia para serem multiplicadores e, estarão capacitados na aplicação de alguns temas, como: orientar a família, buscar a participação dos pais no auxílio ao problema e saber diferenciar a pessoa usuária de drogas do traficante, entre outros.

"Com esta iniciativa, a Secretaria Municipal de Segurança Pública terá no corpo da Guarda Civil, agentes Multiplicadores na área de Prevenção e Resistência ao Uso de Drogas, visando ampliar o programa do Projeto Educando nas escolas, com mais pessoas qualificadas para os trabalhos já desenvolvidos', ressaltou o Secretário de Segurança Major Ricardo Secomandi. "Dessa forma, os guardas estarão qualificados para uma nova abordagem e identificação de usuários de drogas, além de estarem capacitados para fazer os encaminhamentos dessas pessoas aos órgãos competentes para serem tratados", explicou.

Esta abordagem vem de encontro às novas políticas de enfrentamento, prevenção e resistência ao uso de drogas do Governo Federal.
Facilitadora
Este curso está sendo ministrado pela empresa SHDIAS Consultoria. A instrutora é Raquel Barros, psicóloga que, após se formar em psicologia no Brasil, viveu 10 anos na Europa, onde trabalhou em entidades de tratamento de dependentes químicos. Inconformada com o insucesso dessa área, ela retornou ao Brasil para trabalhar ao lado de jovens mães em situação de risco social.
Em Sorocaba, sua cidade natal, Raquel Barros fundou a Associação Lua Nova que é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que nasceu com a missão de fortalecer a autoestima, o espaço social, a cidadania e o direito à maternidade com responsabilidade de jovens mães em situação de risco social. A Lua Nova possibilita a vivência prazerosa do papel materno e a formação de crianças psiquicamente saudáveis.

A Lua Nova já beneficiou 3.500 pessoas desde a sua fundação no ano 2000. O público atendido pela entidade é composto por jovens mulheres de 16 a 25 anos de idade, gestantes ou mães em situação de risco social. São consideradas situações de risco: o uso de drogas, a prostituição, a falta de moradia e a mendicância.

0 comentários:

Postar um comentário