sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Guard forma mais de 3 mil crianças e adolescentes no primeiro semestre

O Projeto Guard (Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas), mantido pela Secretaria para  Assuntos de Segurança Pública (SASP) de Guarulhos, formou cerca de três mil alunos das redes de ensino público estadual, municipal de Guarulhos.
O grupamento, formado por Guardas Civis Municipais, visa orientar crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares de Guarulhos, entidades religiosas e filantrópicas, sobre os perigos do consumo de drogas. Com linguagem adequada a cada faixa etária, os GCMs abordam o tema, que muitas vezes deixa de ser discutido no âmbito familiar. Para os estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio, com idades entre 15 e 17 anos, é ministrado o curso “Trocando Ideias”já o  “Sementinha” é realizado com alunos da 3ª e 4ª séries do ensino fundamental, abrangendo crianças de 9 a 11 anos. Ambos tem cerca de dois meses de duração.
De acordo com o secretário de Segurança, a estimativa para este ano é superar os 12.700 atendimentos prestados em 2011. “Nosso objetivo é fazer com que, a cada ano, seja maior o número de crianças e adolescentes beneficiados pelo projeto”, afirmou.

Canil e Banda

As cerimônias de formatura são realizadas nas unidades escolares e, além da entrega dos certificados, as crianças e adolescentes têm a oportunidade de assistir às apresentações do Canil e Corpo Musical, ambas da Guarda Civil. “Essa novidade incrementou ainda mais a festa de formatura. Os alunos ficam encantados com a obediência dos cães”, explicou o comandante do Guard, GCM 1ª classe Cláudio Rogério Chamelete. Durante a solenidade, as diretoras das escolas destacam a dedicação e o carinho dos instrutores da Guarda para com as crianças no decorrer das atividades. “Tenho certeza que os estudantes levarão estes ensinamentos pelo resto da vida”, enfatizou uma das coordenadoras.
O Projeto Guard completou cinco anos de existência em outubro de 2011e já formou mais de 30 mil alunos em Guarulhos. O telefone para as escolas interessadas em sediar o projeto é 2409-6275.

Créditos / Texto: Cris Marques

0 comentários:

Postar um comentário