segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Guardas municipais estão preparados para atender surdos.


A Guarda Civil Municipal está preparada para atender a população de surdos de Guarulhos, que representa cerca de 2,08% da população. O anúncio foi feito durante a abertura da Semana da Pessoa com Deficiência, no Centro Educacional Adamastor.

Segundo o secretário para Assuntos de Segurança Pública, a ação faz parte da política da administração Sebastião Almeida de inclusão de pessoas com deficiência. 

“O ensino de Libras passa a fazer parte de grade curricular de formação do guarda, também como parte da preparação do efetivo para atender com excelência o cidadão, prioridade nossa e uma necessidade com a aproximação dos eventos esportivos internacionais que nosso país sediará”, declara. Os GCMs passaram a receber aulas de língua inglesa e espanhol.

A primeira turma formada em Libras com 90 guardas apresentou-se na abertura do evento, através da encenação de peças teatrais sobre abordagem de suspeitos e orientação a visitantes com destino a pontos turísticos, como o Adamastor. O 3º pelotão da GCM ainda interpretou a canção da Guarda na linguagem de sinais.

Um grupo de trabalho com seis guardas foi constituído para aprimorar os estudos e ajudar a coordenadora, Regina Figueiredo, a difundir a linguagem de sinais na Segurança Pública. “Fico orgulhosa e agradecida em ver como a corporação foi sensível à causa e digo que as mães já podem orientar seus filhos com algum tipo de deficiência auditiva a procurar a Guarda para auxiliá-los na rua sobre informações ou em ocorrências.

” O subcomandante  da GCM, 1º Inspetor Francisco Borotta, lembrou que a preocupação com a inclusão da pessoa com deficiência é presente na Guarda, por isso realizou o curso de primeiros socorros para surdos na Escola de Formação da GCM.

Novas turmas foram abertas e o curso. Durante a Semana da Pessoa com Deficiência também foi apresentado o brevê que os profissionais do efetivo habilitados em Libras portarão em suas fardas para ajudar o surdo a identificá-los. Em seu desenho, duas mãos representam a linguagem de sinais, o símbolo central é padrão internacional de surdos, e a palavra acessibilidade embaixo é usada para indicar a possibilidade de comunicação e inclusão dos surdos no município.

A Semana, que tem como tema “Juntos por uma verdadeira inclusão”, contou com o lançamento de pesquisa sobre Pessoas com Deficiências no município. Maiores informações podem ser obtidas no: site www.tecnologiacidada.com.br e www.guarulhos.sp.gov.br ou no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, telefone 2463-3767. 

0 comentários:

Postar um comentário