segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Gtran promove ação de conscientização

Dentro da programação alusiva à Semana Nacional de Conscientização no Trânsito, a Secretaria Para Assuntos de Segurança Pública, por meio do Grupamento de Trânsito da GCM (Gtran), promoveu no último domingo (22), uma ação voltada à conscientização de motoristas. Pela manhã a panfletagem e orientação aos condutores foi realizada na região do Bosque Maia, à tarde na Vila Galvão.
De acordo com o comandante do grupamento, Inspetor GCM Everton, a inciativa visa conscientizar os motoristas sobre os riscos causados pelo descumprimento às leis de trânsito. “Nosso objetivo é, antes de tudo, conscientizar a população sobre, por exemplo, os riscos de falar ao celular enquanto dirige, a não utilização do cinto de segurança, desrespeito à sinalização, dentre entre outras infrações que podem resultar em acidentes, muitas vezes fatais”, explicou o inspetor.
O secretário afirma que apoia amplamente a iniciativa pois prioriza a educação e a aproximação da GCM com a comunidade. “Esse trabalho visa educar, não punir e ações dessa natureza, além de contribuírem para incentivar a adoção de melhores hábitos por parte dos motoristas, também promovem a aproximação dos nossos guardas com a comunidade e esse é um dos nossos principais objetivos”, afirmou João Dárcio.


Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o 5º país mais violento no trânsito no mundo e o 2º em mortes por acidentes de moto. De acordo com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), da Secretaria de Segurança, no primeiro semestre deste ano, dos 25 acidentes de trabalho registrados, 11 envolveram motociclistas. Os números do DPVAT apontam 150 mortes por dia em todo país. Nos últimos 15 anos a taxa de mortalidade para motociclistas aumentou 854% e a de veículos 58%. Só no Estado de São Paulo o Sistema Único de Saúde (SUS) gasta mais de 57 milhões no tratamento de vitimas de acidentes de trânsito. Um paciente que permanece seis meses em um hospital chega a custar 300 mil reais aos cofres públicos. fotos: Luis Assis


0 comentários:

Postar um comentário